terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sonda Cassini encontra constituinte de plástico doméstico em Titã

Descoberto propileno na maior lua de Saturno, Titã - (Reprodução)

A sonda Cassini da NASA detectou propileno na lua Titã, de Saturno. Na Terra, esta molécula, que inclui três átomos de carbono e seis átomos de hidrogénio, é um constituinte de vários tipos de plásticos, usados para fazer, por exemplo, recipientes para armazenar alimentos, pára-choques de automóveis e outros produtos de consumo. É a primeira vez que se detecta um ingrediente plástico em qualquer lua ou planeta, para além da Terra.
O propileno foi identificado na baixa atmosfera de Titã, através do espectrómetro infravermelho da Cassini (CIRS), e é a primeira molécula a ser descoberta pelo instrumento, em Titã.
A descoberta é apresentada num artigo científico publicado na revista Astrophysical Journal Letters, em 30 de Setembro de 2013.
"Este produto químico faz parte do nosso dia-a-dia, unido em longas cadeias para formar o chamado polipropileno plástico", disse Conor Nixon, um cientista do Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Maryland, e principal autor do artigo. "Os recipientes de plástico do supermercado, com o código de reciclagem 5 no fundo - são de polipropileno."
Muitos dos gases que constituem a atmosfera enevoada acastanhada desta lua de Saturno foram identificados pela sonda Voyager 1, no seu voo rasante de 1980. São hidrocarbonetos, as substâncias químicas que compõem principalmente o petróleo e outros combustíveis fósseis na Terra.
Titã, a maior lua de Saturno, apresenta uma espessa atmosfera, nuvens, um ciclo de chuva e lagos gigantes, o que a torna surpreendentemente parecida com o nosso planeta. No entanto, ao contrário da Terra, a sua superfície é fria demais para conter água líquida e, em vez disso, as nuvens, a chuva e os lagos são constituídos por hidrocarbonetos líquidos, como o metano e o etano (que também existem como gases na Terra).

Quando estes hidrocarbonetos evaporam, algumas das moléculas são quebradas pela radiação ultravioleta na alta atmosfera de Titã, e os fragmentos podem reagrupar-se formando hidrocarbonetos de cadeias mais longas, como o etileno e o propano, um combustível comum para fogões.
A sonda Voyager detectou todos os membros da família de um e dois átomos de carbono na atmosfera de Titã. Da família três carbonos, a sonda encontrou propano, o membro mais pesado, e propino, um dos membros mais leves. Agora, a sonda Cassini identificou - com um elevado grau de confiança - o propileno, um dos produtos químicos médios.
Para Michael Flasar, cientista e investigador principal do CIRS. "Este sucesso reforça a nossa confiança de que ainda vamos encontrar mais produtos químicos de cadeia longa escondidos na atmosfera de Titã." Fonte: NASA

Sem comentários: