quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sismo faz surgir uma pequena ilha na costa do Paquistão


As autoridades paquistanesas estão a investigar uma pequena ilha que apareceu na costa do Paquistão, provavelmente como consequência do sismo que abalou a província do Baluchistão, no sudoeste do país, na última terça-feira.
A ilha tem cerca de 30 metros de comprimento, 76 de largura e 18 de altura, e emergiu perto da cidade costeira de Gwadar, no Mar Arábico, um dia depois do terramoto que destruiu milhares de habitações em Awaran, matando cerca de 400 pessoas e ferindo outras 500.
O sismo, de magnitude 7,7 na escala de Richter, aconteceu numa área pobre e bastante populosa, onde a grande maioria das habitações é feita de barro e ruiu facilmente. Foi sentido na capital do país, Carachi, e ainda no Irão e na Índia.
De acordo com cientistas, a ilha que surgiu no mar será o resultado de um vulcão de lama, criado pelo movimento de gases alojados no interior da terra - sacudidos pelo violento sismo - e que forçaram a subida do material - lama e rochas - à superfície da água.
Os vulcões de lama podem surgir em zonas de intensa actividade sísmica, como no caso do sul da província do Baluchistão, situado no cruzamento de placas tectónicas.
Fonte imagem: ÚltimoSegundo

Sem comentários: