quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Imagens históricas da Lua, Vénus, Marte e Júpiter publicadas online

Fotografia da Terra e da Lua captada pelo primeiro Lunar Orbiter, em 1966 - Crédito: University College London (UCL)

Celebrando o Festival dos Planetas, que acontece na capital britânica de 8 a 13 de Setembro, a University College London (UCL) decidiu colocar online o seu arquivo de imagens históricas e mapas da corrida espacial da NASA e outras agências, nomeadamente da agência espacial soviética. As imagens estão disponíveis em alta resolução neste endereço.
Tal como explicou a UCL, antes do uso da internet para compartilhar informações científicas, a NASA enviava cópias das suas fotografias a sete instituições fora dos Estados Unidos, entre elas a universidade britânica. Apesar da competição espacial durante a Guerra Fria, os dois lados trocavam informações.
A primera imagem da Terra obtida a partir Lua, no âmbito do programa americano Lunar Orbiter, em 1966, fotografias soviéticas da superfície de Vénus, dos anos 80, mosaicos das luas de Júpiter captados pela sonda Voyager 1, dos anos 70, são alguns dos tesouros que se podem consultar online. Entre eles, encontra-se um mapa detalhado da Lua desenhado pelo astrónomo britânico Walter Goodacre, em 1910, reproduzido numa imagem digital de 400 megapixéis.
Mais informações em University College London (UCL)

Sem comentários: