terça-feira, 10 de setembro de 2013

Celebrando 1000 imagens compartilhadas da sonda Messenger, em órbita de Mercúrio

Mosaico comemorativo das 1000 imagens da sonda Messenger - Crédito: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington (permite ver imagem ampliada)

O mosaico apresentado pela equipa Messenger, esta terça-feira (10 de Setembro), celebra as 1000 imagens compartilhadas no site da missão, seleccionadas entre a enorme variedade de imagens, mapas e outros dados científicos enviados pela sonda, actualmente em órbita de Mercúrio. A primeira imagem foi apresentada em Agosto de 2005.
A sonda Messenger foi lançada para o espaço em 3 de Agosto de 2004, entrando em órbita em torno do planeta mais interno cerca de seis anos e meio depois, em 18 de Março de 2011. Pode ver a primeira imagem de Mercúrio a partir da sua órbita, assim como um vídeo de tributo à sonda Messenger.
As imagens apresentadas constituem, apenas, uma pequena parte do total de imagens já disponível online, e onde se pode distinguir, entre outras, o misterioso e escuro pólo norte de Mercúrio, a bacia Caloris em cores, canais de lava, Pantheon Fossae, imagens da Terra e de Vénus, e o monstro Cookie (O Monstro das Bolachas)!
Fonte: Messenger

Sem comentários: