domingo, 15 de setembro de 2013

As 17 crias de lince ibérico nascidas no centro de reprodução em cativeiro português, este ano, continuam vivas e saudáveis

A reprodução em cativeiro do lince Ibérico,  Lynx pardinus,  tenta evitar que este precioso felino desapareça para sempre da Terra - Crédito: wikipédia

Este ano, os centros de reprodução do lince ibérico em cativeiro, em Portugal e Espanha, estão de parabéns. Nasceram 53 crias, das quais sobreviveram 44 - o mesmo que em 2012. No centro de Silves, no Algarve, a taxa de sucesso foi maior, com o nascimento de 17 crias - pelo segundo ano consecutivo - e todas elas estão vivas e saudáveis, preparando-se para serem libertadas na Natureza, mais tarde, em território espanhol.
O Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince Ibérico, na Herdade das Santinhas, em Silves, foi inaugurado em 2009, no âmbito do projecto ibérico LIFE Iberlince (2011-2016), com o objectivo de reforçar com os seus animais "as duas únicas populações em estado selvagem, em Doñana e na Serra de Andújar, na Andaluzia, recuperando também as populações que existiam em Portugal, na Extremadura espanhola e em Castela-La Mancha".
A reprodução em cativeiro é uma tentativa final para evitar a extinção do lince-ibérico (Lynx pardinus), a espécie de felino mais ameaçada do mundo, classificada como criticamente em perigo de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. O último censo, de 2011, indicava apenas 298 exemplares de lince-ibérico.
Fonte: lince ibérico(ICNF) via Publico.pt

Sem comentários: