quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A nave Voyager 1 deixou o Sistema Solar e entrou no espaço interestelar

No espaço de transição: a ilustração mostra a sonda Voyager 1 a entrar no espaço entre as estrelas. O espaço interestelar é dominado por plasma, gás ionizado que foi expulso por gigantescas estrelas há milhões de anos. Aqui é mostrado de cor alaranjada semelhante à cor vista em imagens de luz visível do telescópio espacial Hubble, que mostram estrelas viajando através do espaço interestelar, na nebulosa de Orion - Crédito: NASA/JPL-Caltech

A nave espacial Voyager 1, da NASA, já está no espaço interestelar. A veterana sonda de 36 anos de idade é, oficialmente, o primeiro objecto feito pelo homem a entrar no espaço entre as estrelas, a cerca de 19.000 milhões de km do nosso Sol. É um marco histórico para a humanidade!
Novos dados recebidos pelos cientistas da missão indicam que a nave finalmente deixou o Sistema Solar, em Agosto de 2012, segundo um relatório de análise desta informação publicado na edição desta quinta-feira do Jornal Science.
Actualmente, a sonda encontra-se na sua viagem histórica de exploração espacial por entre o plasma ou gás ionizado, presente no espaço entre as estrelas - e que foi expulso pela morte de estrelas gigantes, há milhões de anos - numa região de transição imediatamente fora da bolha solar, onde se notam alguns efeitos do nosso Sol. O interior da bolha solar é dominado pelo plasma emanado do Sol, conhecido por vento solar.
Voyager 1 e sua sonda gémea, a Voyager 2, foram lançadas em Setembro e Agosto de 1977, respectivamente. As duas sondas passaram por Júpiter e Saturno. Voyager 2 também voou por Urano e Neptuno. Voyager 2, lançada antes da Voyager 1, é a nave que viaja continuamente no espaço há mais tempo. Encontra-se a cerca 15.000 milhões de km de distância do nosso Sol.
A quantidade de energia disponível para a Voyager 1 tem diminuído ao longo do tempo. De acordo com os cientistas da missão, todos os instrumentos científicos da nave deverão parar de funcionar, provavelmente, em 2025.
Mais informações na página web da missão Voyager.
Pode ver o vídeo que mostra como a equipa descobriu que a sonda tinha atingido o espaço interestelar.
Fonte: NASA

Links relacionados:
Sonda Voyager 1, uma viajante longe de casa

Sem comentários: